Avaliacão Física

O verão já chegou e só neste momento lembramos que o nosso corpo é importante.

Ao percebemos que o calor está alto e precisamos usar menos roupa é que notamos aquela situação desconfortável de estar fora de forma.

Gorduras indesejáveis e aquela incrível sensação de cansaço ao mínimo esforço.
Este é o perfil do mau condicionamento adquirido com o sedentarismo durante o longo do ano. Aí vem o desespero de querer recuperar tudo em pouco tempo, mas o corpo não esta preparado para ser usado desta maneira e isso é muito perigoso, podendo trazer danos para a saúde. Por isto uma avaliação física é importante.

O que é uma avaliação física?

As avaliações físicas são testes (antropométricos e ergométricos) que identificara o estado atual de condicionamento físico tanto muscular, como cardiorespiratorio e analisar o percentual de gordura.

Um bom teste deve começar com uma boa anmenese, que é um questionário para rastrear seus hábitos alimentares, doenças hereditárias, patologias, cirurgias e atividades físicas.

Para analisar a composição corporal, (percentual de gordura) existe os métodos diretos, indireto e duplamente indireto.

Método direto

Este é o mais preciso, porém só é possível na dissecação de cadáveres.

Método indireto

Não há manipulação dos componentes separadamente. Este método visa a contagem de potássio radioativo (k40 e k42) diluição de oxido de deutério, excreção de creatina urinaria, etc....pelo meio químico.

Método duplamente indireto

Este é o mais acessível para a população em geral e é realizado através da bioimpedância e por dobras cutâneas, assim como por pesagem hidrostática.

Vamos falar apenas de 2 mais utilizados.

Bioimpedância

Este método permite uma avaliação rápida do percentual de gordura através da passagem de corrente elétrica, verificando o nível de água existente no organismo e quantificando o percentual de gordura.

Dobras cutâneas

É analisado por medidas verificadas por um compasso obtendo dados para aplicar em alguma formulas já estabelecidas, consideradas como padrão através de vários estudos, pelo fato de sabermos que as grandes quantidades de gordura encontram-se em depósitos adiposos debaixo da pele.

Teste neuromuscular

Verifica a resistência de grandes grupos musculares durante 1 min de exercícios repetidos em máxima velocidade.

Dinamometria

Permite a mensuração da força através de um equipamento.

Avaliação postural

Verifica anomalias no esqueleto, deve ser realizado por um ortopedista.

Teste de flexibilidade

Verifica a capacidade do músculo de se estender ao máximo através de equipamento elaborado chamado de Banco Wells

Peso e altura

Apenas para adquirir dados para conferência.

Ergoespirometria

Este teste nos dá parâmetros para analisar o vo2 Max (capacidade máxima de absorção de oxigênio) e definir o limiar anaeróbio (ponto onde a capacidade de remover o acido lático é menor que a produção do mesmo e definir a predominância da utilização de gordura e carboidratos como fonte de energia). Com estes dois dados podemos definir e quantificar um treinamento específico para cada indivíduo.

Teste de eletrocardiografia

Executado por um cardiologista, permite conhecer o estado atual do coração e seus limites.

Extraído de: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/010108_fit_avaliacao_fisica.htm